Roer unhas (onicofagia). Quais danos esse hábito pode te causar?

Onicofagia. O hábito de roer as unhas pode ser um vilão e tanto da sua saúde como um todo, e também da saúde da sua boca!! 😲😲

O simples fato das unhas acumularem microrganismos e serem levadas à boca, já pode fazer com que inúmeras doenças desde sérias infecções a verminoses surjam. Lembrando que isso é ainda mais sério quando o adulto ou a criança chega a roer além das unhas, as cutículas, base das unhas!

👉👉 O problema se estende e se agrava ainda mais, quando a saúde bucal é também afetada. Ele pode causar desalinhamento dos dentes, bruxismo, desgaste das superfícies mastigatórias e do esmalte dos dentes, lesões em periodonto ou mesmo na mucosa oral, entre outros. Esse hábito pode promover infecções em todo o trato digestivo, além de machucar e promover deformação dos dedos! 😱😱

Se você costuma roer suas unhas, se atente para não virar um hábito e as consequências começarem a surgir! Manter as mãos ocupadas, mascar chiclete e aparar sempre as pontas das unhas, pode auxiliar! 😉

Para os casos graves, é sempre recomendado procurar auxílio médico 👩‍⚕️ e psicoterapeuta para tratar ou mesmo aliviar a ansiedade, que costuma ser a maior causa da onicofagia!

Data da publicação: 24/05/2021 13:51:57